Seja um palestrante!

Nesta edição do WordCamp São Paulo iremos receber propostas para palestras e workshops dos mais variados assuntos. Abaixo você confere algumas informações e instruções sobre como se candidatar.

Prazos

  • Envio das propostas: até 13 de Novembro
  • Divulgação da programação final: 19 de Novembro

Formatos

O WordCamp São Paulo contará com palestras e workshops.

Palestra

As palestras são apresentações, geralmente pontuais, que abordam um assunto específico. A duração das palestras serão de no máximo 30 minutos, com no máximo 4 minutos para se apresentar e sem espaço para perguntas. Após a apresentação da palestra, os palestrantes serão orientados a interagir no “Painel de perguntas”, um espaço informal para troca de conhecimento de forma mais próxima entre palestrantes e participantes do evento.

Workshop

Os workshop, também chamados de oficinas, são apresentações concisas, pontuais e intensivas sobre um determinado assunto. Diferentemente da palestra, em um workshop há uma maior proximidade e interação do público, com perguntas, respostas, atividades e dinâmicas. Um workshop pode ser prático, como um mini-curso, mas também teórico.

Categorias

Os WordCamps compreendem os mais diversos assuntos relacionados ao WordPress. Apesar de não haver nenhuma divisão física, você poderá assinalar uma categoria na qual mais se encaixe a sua proposta de apresentação, servindo de indicativo para os participantes na programação do evento. (Pense que um mesmo assunto, pode, por exemplo, ser abordado pela ótica do design como pela do desenvolvimento).

Sendo assim, definimos as seguintes categorias:

Comunidade

Apresentações que estejam relacionadas a assuntos da comunidade WordPress, seja sobre como iniciar uma comunidade em sua região, contribuindo com projetos da comunidade ou discutir como a comunidade pode se tornar mais aberta a novos membros.

Desenvolvimento

Apresentações relacionadas à desenvolvimento, codificação de temas e plugins, configuração de servidores ou performance, todas entrariam nesta categoria.

Design

Apresentações relacionadas ao design, planejamento e estruturação de projetos WordPress, design de temas, interfaces, experiência do usuário, usabilidade e acessibilidade se enquadram nesta categoria por exemplo.

Marketing e Conteúdo

Apresentações relacionadas aos aspectos do marketing e criação e gestão de conteúdo em projetos WordPress, como marketing pessoal, SEO, análise de métricas, criação de conteúdo engajador, marketing para negócios com WordPress e muitos outros assuntos se encaixam nesta categoria.

Negócios

Apresentações relacionadas ao mundo dos negócios, criação de startups, monetização de projetos com WordPress, gerenciando uma agência focada em WordPress, vendendo temas e plugins premium seriam alguns dos temas desta categoria.

Qual assunto e formato escolher?

Não existe uma lista de assuntos pré-definidos que podem ser abordados no WordCamp, você pode falar basicamente de qualquer assunto que permeia o mundo do WordPress. Quanto ao formato, não há regra, escolha o que melhor se adequar ao conteúdo que pretende apresentar. É um conteúdo que exige ação, participação e interação entre o público? Talvez o workshop seja a melhor alternativa.

Concordância com os termos

Ao enviar sua proposta, você estará automaticamente concordando com os seguintes termos:

  • Concordo que a organização do WordCamp São Paulo utilize o meu direito de imagem para transmissão em vídeo, fotos e demais veiculações relacionadas ao este evento;
  • Abordar e promover em minha palestra somente códigos e ferramentas compatíveis com a licença GPL;
  • Fornecer todos os materiais utilizados na minha palestra para a organização disponibilizar no site do WordCamp.

Palestrantes locais

A organização do WordCamp é voluntária e sem fins lucrativos, além disso, o espírito do evento objetiva a comunidade local (nos mesmos padrões empregados internacionalmente), e portanto, a princípio não dimensionamos em nossos custos as despesas com passagens aéreas, hospedagem ou qualquer ajuda de custo. Palestrantes de fora de São Paulo serão sempre muito bem-vindos, mas devem observar que não haverá custeio de transporte até o local do evento, mas haverá muitos amigos para ajudar-lhes quando preciso!

O que posso colocar em minha apresentação?

Todo material que possa lhe ajudar durante a apresentação será permitido, como por exemplo: gifs, vídeos, código e etc.

Não será permitido materiais que contenham atividade promocional visando benefício próprio e associação à marca WordPress, como logos e/ou qualquer tipo de marca de empresas e serviços, bem como qualquer material que fira o Código de Conduta.

Painel de perguntas

Pela primeira vez iremos ter um “Painel de perguntas” em nosso WordCamp, será um local onde todos os participantes do WordCamp conversar, trocar cartões, tirar dúvidas e conversar. Uma vez que as palestras serão de 30 minutos sem espaço para perguntas, iremos orientar todos os participantes a irem ao “Painel de perguntas” para tirar as dúvidas pessoalmente com o palestrantes, então se você esta aplicando uma palestra, será necessário reservar pelo menos 30 minutos para participar do painel e interagir com os participantes.

Comparecimento e permanência no evento

Entendemos que embora seja muito legal que todos os palestrantes participem do evento inteiro que nem sempre é possível isso para todos, sendo assim ao submeter a sua palestra no formulário no final desta página, você se compromete de chegar pelo menos 30 minutos antes da sua palestra para que tudo seja preparado e permanecer até 30 minutos depois do termino da palestra para participar do painel de perguntas.

Envie sua palestra

Prazo encerrado! Obrigado para quem enviou suas propostas 🙂